SUL CARGO VIRTUAL

A Sul Cargo Virtual é uma Virtual Airline fictícia sem fins lucrativos criada apenas com a intenção de promover um espaço para simulação de operações de uma empresa aérea cargueira. Focando na qualidade e realismo de uma operação aérea, todos nossos sistemas são mantidos através de ações de colaboradores e do nosso quadro de Staff.

INGRESSO

Para realizar nosso exame de admissão e posteriormente ingressar em nosso quadro de pilotos, o candidato deverá ser membro ativo da rede IVAO e possuir:

FS1 – FS2 - FS3 500 horas conectado como piloto
PP 300 horas conectado como piloto
SPP 250 horas conectado como piloto
CP 200 horas conectado como piloto

Atualmente o número máximo de vagas é de 160 pilotos e as inscrições ficarão fechadas sempre que o limite for atingido.

EXAME ADMISSIONAL

Após ter o cadastro aprovado o candidato será submetido a um exame teórico composto por 20 questões de múltipla escolha. O tempo máximo para conclusão e envio do exame é de 25 minutos e será aprovado aquele que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% (14 questões).

Após ser aprovado, o candidato terá um prazo de 15 dias para iniciar as operações, caso contrário seu cadastro será deletado.

O candidato que não for aprovado terá de aguardar no mínimo dois dias para realizar novamente o exame, tendo um limite de até 3 tentativas ou 14 dias, o que atingir primeiro.

No exame será cobrado todo conhecimento dos seguintes tópicos:

  • IVAO Rules & Regulations;
  • Software IVAP;
  • ICA 100-12 – Regras do Ar;
  • MCA 100-11 – Preenchimento dos Formulários de Plano de Voo;
  • MCA 100-16 – Fraseologia de Tráfego Aéreo; e
  • Conhecimentos básicos de Navegação Aérea, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos, Teoria de Voo e Regulamento de Tráfego Aéreo

VOOS ONLINE

Todos os voos deverão ser feitos online na rede IVAO. É obrigação de cada um conhecer as regras da rede e voar conforme elas. Em caso de suspensões ou problemas na rede (conectado ou não com o nome da Sul Cargo Virtual), o caso será avaliado pelo Staff da VA e o membro poderá ser advertido, suspenso ou retirado do quadro de pilotos.

REPORTE DE VOOS

A Sul Cargo Virtual atualmente utiliza o software FSAcars como forma de registrar e reportar os voos e todos os seus parâmetros ao nosso sistema.

FOQA

Com a intenção de tornar as operações cada vez mais reais, contamos com um sistema de análise de parâmetros de acordo com as limitações de cada equipamento, operação e aeródromo. Caso algum parâmetro seja ultrapassado, serão descontados pontos da nota do voo. Caso seja constatada a reincidência dos mesmos erros, os voos poderão ser rejeitados e o piloto desligado do quadro de pilotos.

FROTA

Visando atender as diversas malhas cargueiras, a Sul Cargo Virtual conta com a seguinte frota de aeronaves:

Cessna C208B Grand Caravan Carenado
ATR 72-500 Flight 1
Boeing 737-700C
Boeing 737-800C
iFly PMDG
Boeing 767-300F Level D
Boeing 777-200F PMDG
Boeing 747-400F
Boeing 747-400ERF
PMDG

PLANO DE CARREIRA

Copiloto em Treinamento Atribuído após a aprovação no Exame Admissional Voos regulares nos equipamentos: Cessna C208B, ATR 72-500 e Boeing 737.
Copiloto Atribuído após 15 horas de voo e nota geral de voo igual ou superior a 95% Voos regulares nos equipamentos: Cessna C208B, ATR 72-500 e Boeing 737. Possibilidade de Check no C208B.
Primeiro Oficial Atribuído após 50 horas de voo, nota geral de voo igual ou superior a 95% e exame teórico Voos regulares nos equipamentos: Cessna C208B, ATR 72-500, Boeing 737 e Boeing 767-300F. Possibilidade de Check no ATR 72-500 e Boeing 737.
Comandante Atribuído após 150 horas de voo, nota geral de voo igual ou superior a 95%, exame de inglês e exame teórico Voos regulares nos equipamentos: Cessna C208B, ATR 72-500, Boeing 737, Boeing 767-300F, Boeing 777200F e Boeing 747. Possibilidade de Check no Boeing 767-300F.
Comandante Master Atribuído após 500 horas de voo, nota geral de voo igual ou superior a 98% e exame teórico. Voos regulares em todos os equipamentos. Possibilidade de Check no Boeing 777-200F e Boeing 747
Instrutor Atribuído de acordo com a necessidade.

EXAMES INTERNOS E CHECK DE EQUIPAMENTO

Durante a carreira dentro da Sul Cargo Virtual os pilotos serão submetidos a exames teóricos e práticos para que possam se desenvolver e abrir oportunidades de voar novos equipamentos.

Os exames teóricos serão feitos através do Despacho Operacional em provas compostas de 20 questões de múltipla escolha em um tempo limite de 30 minutos. Serão aprovados aqueles que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70%. Aqueles que não forem aprovados deverão aguardar no mínimo 5 dias para realizar um novo exame.

O conteúdo a ser estudado para cada exame estará disponível em nosso briefing interno com as instruções de cada exame.

A princípio cada piloto terá acesso aos voos regulares dos equipamentos compatíveis com o rating. À medida que são abertas as opções de check de equipamento, caso aprovado o piloto terá permissão de realizar voos chartes com a aeronave.

Os checks de equipamentos serão divididos em duas etapas: teórica e prática.

O piloto será submetido a um exame teórico no Despacho Operacional que contém 20 questões e terá até 30 minutos para enviar. Será aprovado aquele que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70%. Caso não seja aprovado, deverá aguardar no mínimo 7 dias para realizar um novo exame.

Após o exame teórico, o piloto solicitará através do e-mail presidencia@sulcargovirtual.net o agendamento de seu exame prático. O exame será feito acompanhado de um de nossos instrutores e conectado na rede IVAO seguindo todas as informações do briefing interno de cada check.

INATIVIDADE

Os pilotos que permanecerem inativos por um período superior a 60 dias poderão ser desligados do quadro de pilotos.

AFASTAMENTO TEMPORÁRIO

Caso seja necessário ficar inativo por mais de 60 dias, o piloto poderá solicitar um afastamento temporário diretamente com um dos nossos staffs ou através do e-mail presidencia@sulcargovirtual.net. O afastamento está limitado até um período de 90 dias e, caso não retorne, poderá ser desligado do quadro de pilotos.

ADVERTÊNCIAS E SUSPENSÕES

O Staff estará continuamente acompanhando os membros da Sul Cargo Virtual em suas operações e condutas na IVAO e redes sociais. Sempre que julgar necessário, o Staff estará advertindo o membro e na reincidência poderá estar aplicando suspensões de 15 ou 30 dias. O não cumprimento do regulamento da IVAO também acarretará diretamente em suspensões e na reincidência poderá ocorrer o desligamento do quadro de pilotos.

DESLIGAMENTO

A Sul Cargo Virtual se reserva no direito de desligar qualquer piloto que o staff julgar não estar dentro do perfil e do regulamento. Reserva-se também o direito do piloto de a qualquer momento solicitar o desligamento do quadro de pilotos. Para isso, procure um dos nossos staffs ou envie um e-mail para presidencia@sulcargovirtual.net.

Nossas vagas estão fechadas temporariamente devido ao número máximo de pilotos ter excedido!